top of page
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

Jornada de compra Gameficada

  • fabioangeloni
  • 23 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

O Brasil é o 5º país com mais usuários de internet no mundo, somos mais de 165 milhões de usuários, 78% da população e mais de 4.500 municípios conectados por fibra óptica.


Uma pesquisa global da Unisys, empresa de tecnologia da Informação, apontou que os brasileiros estão acima da média global na adoção de tecnologias relacionadas à Internet das Coisas (IoT, Internet of Things).


Entre os destaques da pesquisa 50% são a favor de dispositivos fitness enviar dados às seguradoras de plano de saúde e 51% do uso de aplicativos de bancos nos dispositivos para efetuar compras.

Quando se trata de rede sociais, o Brasil é um dos maiores mercados do mundo e as 10 redes sociais mais usadas representam o tamanho dessa oportunidade:


WhatsApp (165 milhões de usuários)

Youtube (138 milhões)

Instagram (122 milhões)

Facebook (116 milhões)

Tik Tok (73,5 milhões)


Para aproveitar a disposição dos brasileiros pelas redes sociais transformando a experiência na jornada de compra entra a gameficação.


As marcas que assimilaram essa estratégia estabelecem uma nova relação com seus consumidores com uma interação lúdica e emocionante para atrair e reter clientes.


Estimulando a interação com clientes que participam da jornada em busca dos objetivos do jogo com atividades criativas modifica a expectativa por resultados propondo elementos de evolução e novas formas de relacionamento entre clientes, colaboradores e a marca.


Uma dinâmica gameficada de compra pode ser baseada em objetivos simples, alcançáveis em níveis ou fases para reconhecimento da evolução que aumenta o engajamento impulsionando a conquista por meio de resultados que incentivam o compartilhamento com amigos e familiares de forma espontânea.


A troca de experiência por imersão seja transmitindo os valores, a história ou a trajetória da marca estreitam a relação e facilitam a jornada do cliente criando uma relação emocional positiva.


Uma relação de compra espontânea positiva transforma clientes em embaixadores estabelecendo uma relação agradável e recorrente com as possibilidades de evolução de interação da experiência de compra.

Premiações com objetivos de benefícios com exclusividades são atraentes e geram recorrência de forma simples.


Perguntas e respostas são uma boa fonte para estreitar o relacionamento com cliente incentivando a participação com oferta de vantagens em troca de informações das preferencias e necessidades que podem melhorar produtos, serviços ou atendimento.


Como nas redes sociais que buscam compreender as preferências do usuário para mantê-lo ativo pelo maior tempo na plataforma, a utilização de atividades interativas melhora a percepção de marca e desperta o interesse de diferentes públicos em busca de pontuação.


Incentivar a interação dos clientes nas redes socais com programas de benefícios ou no site são algumas das possibilidades para adotar o gameficação como estratégia de relacionamento e interação com clientes.


ree

 
 
 

Comentários


© 2020 Angeloni Mensageiro Marketing

bottom of page