Inbound Marketing
- fabioangeloni
- 2 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2022
Numa dinâmica de negócios cada vez mais competitiva é clara a necessidade da construção de relações mais assertivas entre fornecedores e clientes estabelecendo um planejamento estratégico comercial de longo prazo com clientes.
Relacionamento é o segredo para criar e manter uma base ativa de clientes, estreitar relações, entender o comportamento e o desejo dos seus clientes é uma grande vantagem dessa via de mão dupla de alta velocidade nas mídias digitais.
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das companhias utilizam marketing digital como estratégia de crescimento. Apenas 5,5% das empresas que responderam a pesquisa afirmaram que divulgavam suas marcas por meio de publicidade tradicional, como revistas e jornais.
Diante desse cenário, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a estratégia de marketing digital. Um levantamento da HubSpot demosntra que 93% dos processos de compra têm início com uma pesquisa on line e um crescimento das vendas virtuais seja por sites ou aplicativos de 70% em 2020.
No entanto, cada negócio precisa estabelecer sua estratégia compreendendo a jornada do seu cliente definir a “persona” que estabelece o perfil do cliente ideal com integração das informações existentes na experiencia das demais áreas da empresa.
Modelos de negócios de curva longa, ou seja, produtos e serviços mais complexos voltados para outras empresas chamados B2B, que possuem características técnicas distintas das vendas por impulso dos negócios B2C realizadas diretamente aos consumidores, 73% das empresas que mantem um canal de relacionamento direto com seus clientes geram 13x mais visitas e 5x mais leads.
Em ambos os casos a estratégia de inbound marketig busca entregar conteúdo relavante de forma assertiva nesse novo modelo de comparação digital diferenciando produtos, serviços e fornecedores.
Quem oferece mais informações e supera as dúvidas e inseguranças do comprador estabelece uma relação valiosa de confiança.
Qualquer estratégia depende de consistência para gerar resultados, todo plano deve ser encarado como uma trilha e não um trilho, tanto para os ajustes a serem realizados durante o percurso quanto na permanência rumo aos objetivos. “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” Lewis Carrol.
Consistência para estabelecer uma cultura de mudanças contínua com maturidade para incorporar as transformações desse ambiente dinâmico sem fronteiras ou distinção multicanal físico ou digital com um único objetivo de todas as áreas da empresa em comum: UX “User Experience” a Experiencia do usuário, “Customer Success”, o sucesso do cliente ou “Customer Experience” chame como ele quiser!
Restam duas opções, estar a frente sendo o responsável por subsidiar as melhores decisões que o seu cliente pode tomar, ou ser informado pelas decisões que eles tomaram.

Comentários